É de conhecimento geral a importância da prática de atividade física de forma recorrente para a saúde do corpo e da mente.
Além de ser a ferramenta para manter o controle do peso corporal, a prática frequente contribui para fortalecimento dos ossos e articulações, do sistema cardiovascular, controle dos níveis de açúcar no sangue, aumento da imunidade, aumento da energia e disposição, sem contar os ganhos para saúde mental com o redução de estresse e da ansiedade, prevenção da depressão e melhora na qualidade do sono.
Especificamente para a coluna vertebral, responsável por sustentar o corpo humano e proteger a medula espinhal e que depende de músculos fortes e flexíveis, os exercícios podem contribuir muito, tanto antes das dores se manifestarem, quanto depois, como parte do tratamento.
Confira algumas das principais contribuições que uma rotina regular de exercícios pode trazer para a coluna:
- Fortalecimento muscular para sustentação da coluna;
- Melhora da postura que reduz a sobrecarga nas articulações da coluna;
- Ganho na flexibilidade para diminuir o risco de lesões na região da coluna;
- Redução de dores crônicas com a liberação constante de endorfina, hormônio que age como um “analgésico natural”;
- Controle do peso corporal para também reduzir a pressão e sobrecarga da coluna, principalmente na região lombar.
Engana-se quem pensa que o exercício físico precisa sempre envolver um ritmo forte ou rápido para ser efetivo. O importante para a prática correta e adequada de atividades é escolher modalidades que se encaixem com a condição física e o objetivo esperado.
Por exemplo, pacientes com mobilidade reduzida podem optar por exercícios moderados como caminhadas, natação, pilates ou yoga, que focam em fortalecimento da musculatura, melhora na circulação e na flexibilidade, diferentemente de pacientes que buscam uma queima calórica maior e alta performance.
O ideal é que pacientes busquem direcionamento especializado para encontrar a melhor opção para cada quadro, como educadores físicos e personal trainers, antes que suas condições necessitem de tratamentos mais específicos.