Tratamentos minimamente invasivos

Saiba o que é a cirurgia endoscópica da coluna

Dois médicos em cirurgia

2 minutos

Compartilhar

A cirurgia endoscópica é uma técnica minimamente invasiva que utiliza o endoscópio para diagnosticar e tratar diversas condições da coluna.

O endoscópio é um dispositivo fino e flexível equipado com uma câmera e luz na extremidade. Ele permite que os médicos visualizem o interior do corpo em alta definição, sem a necessidade de cortes extensos. Algumas dessas ferramentas também podem ter canais para a introdução de instrumentos cirúrgicos, para realizar procedimentos como a cirurgia endoscópica da coluna.

Elas têm ganhado destaque nos últimos anos graças às vantagens em relação às cirurgias tradicionais, como menor trauma por conta da redução de cortes e danos aos músculos e tecidos, duração menor de cirurgia e uma recuperação rápida se comparada à grandes cirurgias, garante menor dor ao paciente, e reduz o risco de complicações como infecções ou sangramento.

Como o procedimento é feito?

O paciente geralmente recebe anestesia local, mas pode ser geral dependendo da complexidade do caso. O endoscópio é introduzido através de uma pequena incisão. Durante o procedimento, o médico observa as imagens em tempo real e pode utilizar outras ferramentas para realizar o tratamento para a condição.

Além do uso na área da coluna vertebral, as cirurgias endoscópicas são procedimentos seguros e uma alternativa também para outras especialidades de saúde como ortopedia, urologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia.

Esse é um tipo de cirurgia que pode ser extremamente benéfica para diversos quadros de problemas na coluna. Consulte uma equipe especializada e confira se a cirurgia endoscópica da coluna é uma alternativa para você.