A rizotomia por radiofrequência (RRF) é um procedimento minimamente invasivo para tratamento de dores na coluna, que pode ser usado em casos na região lombar para alívio da dor.
Este tratamento é indicado para pacientes que já foram submetidos a tratamentos conservadores de dores na lombar e não tiveram os resultados esperados. Apesar de ser considerada uma solução paliativa em quadros de dores crônicas, a rizotomia pode aliviar os sintomas de lombalgia por meses ou até anos, aliadas com outros tratamentos.
Ela também é conhecida por rizotomia percutânea e é feita com o paciente em uma leve sedação e com anestesia local. Agulhas com eletrodos são inseridas na pele e, por meio delas, é aplicada uma corrente elétrica de alta frequência para desativar os nervos responsáveis pela dor na região.
O procedimento costuma durar cerca de 45 minutos, e o paciente é, normalmente, liberado para voltar para casa no mesmo dia. A melhora da dor pode começar a acontecer logo após o procedimento, mas os resultados se firmam após algumas semanas.
As vantagens desse tipo de tratamento, além de ser menos invasivo e permitir uma volta mais rápida do paciente à sua rotina, também apresenta menor risco de complicações. No entanto, é fundamental que a decisão por esse tipo de tratamento seja feita junto a uma equipe médica especializada.