Qualquer procedimento médico requer cuidados após sua realização, independentemente de sua complexidade, e é natural surgirem dúvidas de como se preparar para esse momento.
Assim como os cuidados pré operatórios são essenciais para que o paciente esteja preparado para o procedimento cirúrgico, os cuidados pós vão garantir o resultado esperado da cirurgia.
Tempo de recuperação
No caso das cirurgias na coluna, o período de recuperação pode levar, em média, entre dois e três meses. Isso tudo pode depender da gravidade e profundidade do procedimento cirúrgico. No entanto, cada caso deve ser sempre tratado de forma individual, e a equipe médica responsável sempre orientará os melhores cuidados para cada circunstância.
Normalmente, os pacientes que passam por procedimentos pouco invasivos são liberados para caminhar com suporte da equipe de enfermagem ou fisioterapia já após algumas horas da cirurgia. Algumas vezes, podem já receber alta no dia seguinte, mas devem seguir as orientações pós-operatórias de casa.
Casos mais complexos, pacientes idosos ou que tiveram complicações podem precisar ficar no hospital por mais tempo, e ter cuidados extras depois da alta hospitalar.
Sintomas pós-operatório
É comum que os pacientes apresentem alguns sintomas após o procedimento. Normalmente, são sintomas leves e que podem ser controlados por analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e antieméticos.
Os principais sintomas são dores locais, fraqueza ou tontura, náuseas e vômito e constipação ou retenção urinária.
Cuidados pós-operatório e recomendações
Para cada região da coluna em que a cirurgia é realizada, são necessários cuidados específicos, mas em linhas gerais, todos precisarão de repouso, fisioterapia, acompanhamento de equipe multidisciplinar especializada e alguns medicamentos para tornar esse momento o mais confortável possível e contribuir para o melhor resultado. A dose desses remédios costuma ser reduzida conforme o tempo.
A alimentação pode ser uma aliada da recuperação. É importante que os pacientes mantenham uma dieta balanceada com fontes equilibradas de proteínas, legumes, verduras e frutas, além de manter a hidratação, tomando em média dois litros de água por dia.
O álcool não deve ser ingerido nos primeiros meses, e o paciente também não deve fumar cigarros, pois ambos podem aumentar riscos de infecção e atrapalhar o processo de recuperação.
Evite esforços ou pegar pesos, caminhadas longas, ficar sentado ou deitado muito tempo na mesma posição, descer e subir escadas de forma excessiva e, ao fazer isso, utilize sempre ajuda do corrimão.
Caminhadas curtas diárias são ótimas no processo de recuperação. Movimente levemente o corpo todo para estimular a circulação, e evite relações sexuais nas primeiras semanas. Troque o curativo da cirurgia conforme a orientação médica.
Também é importante estar acompanhado de alguém da família, amigos ou profissional pelo maior tempo possível para, além de evitar movimentos bruscos ou esforços, estar sempre em companhia em caso de alguma complicação ou necessidade de chamar ajuda médica ou até ir ao hospital.