Dor cervical

Quanto tempo dura uma crise de dor cervical?

Mulher com mão no pescoço indicando sentir dor na região

2 minutos

Compartilhar

A dor cervical, na região superior da coluna e nuca, pode atingir de 30% a 50% da população, segundo a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor. Suas principais causas são estresse e tensão, lesões, má postura, traumas e outros, como condições já existentes ou doenças como artrose ou hérnia de disco.

Os episódios de dor cervical, ou crise de cervicalgia, podem durar dias. O que muitos podem enxergar como apenas um mau jeito, precisa de atenção para que não evolua para casos mais graves.

Qual o tempo médio de uma crise de cervicalgia?

O tempo em que a dor cervical persiste vai depender principalmente da causa da dor. No geral, uma crise comum costuma durar alguns dias, algo em torno de 5 a 7 dias. Normalmente, a dor também acompanha outros sintomas como rigidez e limitação de movimentos e costumam ser causados por tensão e estresse, má postura ou esforço físico intenso.

A crise pode também chegar a durar algumas semanas, se for relacionada a sintomas e causas mais graves como dor aguda intensa, dores de cabeça e tonturas, dormência, formigamento, fraqueza muscular, ou até irradiação da dor para outros membros do corpo como os braços. 

Nestes casos, é fundamental buscar atendimento médico especializado para conferir histórico de lesões ou possíveis outras causas para crises mais intensas. Com isso, é possível ser mais assertivo em tratamentos para evitar outras crises, ou então já determinar um diagnóstico de alguma doença que atinge essa região.