Apesar de ser um desconforto considerado comum, a dor na lombar tem diversas causas. Ela acomete a parte inferior da coluna, mas também pode se estender para as pernas e causar sensação de dormência nas partes afetadas pelo problema. Além de diminuir a qualidade de vida do paciente, é preciso ficar de olho: sintomas graves da lombalgia indicam que há sério algo por trás disso.
Principais causas da dor na lombar
Entre as possíveis causas para a dor lombar, estão fatores como sedentarismo e excesso de peso, má postura, prática incorreta ou excesso de exercícios físicos, esforço repetitivo e falta de ergonomia no ambiente de trabalho. Porém, outros fatores podem acarretar a lombalgia, como:
- Hérnia de disco
- Osteoporose
- Artrose
- Processos degenerativos da coluna vertebral
- Envelhecimento
- Doenças reumáticas
- Estenose da coluna
- Tumores
Além disso, um estudo publicado pela revista científica The Lancet Rheumatology apontou o tabagismo (hábito associado com o comprometimento da saúde como um todo) como um dos principais desencadeadores dessa condição.
Quando a dor na lombar é preocupante?
A dor lombar pode ter estar acompanhada ou ser o sintoma de uma condição médica séria, que precisa de tratamento imediato e acompanhamento feito por um especialista em coluna e dor. Procure um médico diante dos seguintes sinais:
- Perda de força muscular;
- Incapacidade de controlar a bexiga e intestino;
- Perda de peso repentina (não influenciada por mudanças no estilo de vida, como prática de exercício físico e dietas);
- Dor muito forte e que piora ao deitar;
- Febre e calafrios;
- Histórico de câncer na família;
- Caso de osteoporose;
- Dor com duração maior que 6 meses.
O que fazer em casos graves?
Caso você esteja sentindo um ou mais sintomas citados acima (principalmente os mais preocupantes), é de extrema importância que você busque ajuda profissional para entender o seu quadro e tratá-lo da forma correta. Na Clínica Salati, você encontra especialistas em dor e em coluna para te ajudar a cuidar da sua saúde e recuperar a qualidade de vida.
Como aliviar a dor lombar?
Diagnosticada a causa da dor, é hora de começar os tratamentos para aliviar o incômodo na região da lombar. Veja algumas formas de amenizar e cuidar desse sintoma em sua fase aguda, ou seja, quando o quadro não é crítico:
- Pratique exercícios moderados de forma regular;
- Fortaleça a musculatura do tronco com atividades adequadas;
- Repouse durante os momentos de dor;
- Faça alongamentos próprios para a coluna e região da lombar;
- Use compressas e bolsas de água quente;
- Evite carregar objetos pesados;
- Mantenha seu peso dentro do que é considerado saudável para seu corpo.
Em todas as situações, é necessário consultar um especialista em coluna para que ele indique qual é o tratamento mais adequado, como uso de medicações, fisioterapia, infiltrações, e ocasionalmente a indicação para aliviar o desconforto é cirúrgica.