O torcicolo e a cervicalgia são problemas bastante parecidos e que costumam ser confundidos, uma vez que ambos fazem com que a pessoa sinta dores no pescoço. No entanto, existem várias diferenças entre eles e, para que o tratamento seja realizado de forma que a dor não volte, é preciso que haja o diagnóstico correto.
Qual a diferença entre torcicolo e cervicalgia?
O torcicolo é uma tensão involuntária dos músculos, ou seja, aparece quando há uma forte contração muscular na região do pescoço. Seus principais sintomas são rigidez, dor aguda, dificuldade para movimentar a cabeça, e as causas mais comuns para esse problema são:
- Postura inadequada
- Posição incorreta durante o sono
- Movimentos muito bruscos
- Exercício físico feito de forma incorreta
Outras causas que podem levar ao aparecimento do torcicolo são quadros de ansiedade e estresse, doenças infecciosas como sinusite ou meningite, artrite, osteoporose, fibromialgia, hérnia de disco, lordose e escoliose. Para identificar o motivo do quadro, o ideal é consultar um médico especialista em dor e coluna - assim, o paciente recebe o diagnóstico correto e pode começar o tratamento adequado para o caso.
A cervicalgia, por sua vez, é uma condição mais intensa que o torcicolo e que afeta a parte de trás do pescoço, gerando um desconforto agudo ou até mesmo dor crônica. Seu aparecimento é associado à má postura no dia a dia, lesão muscular ligada ao excesso de sobrecarga nos membros superiores, realização de movimentos repetitivos e trauma. Outras causas relacionadas ao problema são:
- Fraturas
- Osteoartrose
- Artrite
- Hérnia de disco
- Espondilite anquilosante
- Síndrome Dolorosa Miofascial
- Disfunções da articulação temporo-mandibular
Os sintomas da cervicalgia aparecem de forma leve e vão se intensificando aos poucos. Como não melhoram espontaneamente e também não desaparecem, é necessário realizar um tratamento junto com um programa de reabilitação, evitando que a dor no pescoço irradie para ombros, braços ou outras áreas da coluna.
Diagnóstico de torcicolo e cervicalgia
Enquanto o torcicolo não demanda nenhum tipo de exame para ser diagnosticado, quadros de cervicalgia exigem que o paciente realize exames de imagem, como tomografia, raio-x e ressonância magnética. Essas avaliações vão ajudar a identificar a causa do problema e qual é o tratamento mais eficiente.
Cuidados para evitar dores no pescoço
Postura adequada ao longo do dia e uma estação de trabalho ergonômica são uma boa forma de começar a cuidar do seu corpo e evitar problemas como torcicolos e cervicalgia. Além disso, é fundamental realizar pausas ao longo do dia para se alongar. Outros cuidados incluem o uso de colchões e travesseiros firmes e a prática de atividade física sem sobrecarga e movimentos bruscos.