Condições da coluna

Qual a diferença entre dor no ciático e na lombar?

Mulher na beirada da cama sofrendo com dores na lombar.

4 minutos

Compartilhar

Sentir dores na coluna é uma realidade para muitos brasileiros, mas é essencial entender a diferença entre as regiões das costas para identificar melhor a causa do problema e como tratá-la. E, no caso do nervo ciático e da região lombar, diferenciar a dor pode ser ainda mais difícil, uma vez que as regiões estão interligadas, e a dor ciática pode atingir a região lombar também.

Por isso, é comum que pessoas passem anos acreditando ter dor ciática enquanto era lombalgia, e vice-versa. 

Quais são os sintomas da dor ciática?

A dor ciática, ciatalgia, ou dor no nervo ciático, surge a partir da compressão, inflamação ou irritação do nervo ciático, o mais longo de todo o corpo humano e se estende desde a região lombar, passando pela parte de trás das pernas até os pés. Por todo esse tamanho, não é incomum parte da população apresentar dor ou desconforto na região em algum momento da vida.

Pessoas que adotam um estilo de vida específico, ou que trabalham com movimentos característicos, costumam sofrer desse tipo de dor com mais frequência, como operadores de máquinas, carregadores de carga ou outras funções similares, e praticantes de atividade física intensa que já apresentou dor anteriormente.

A ciatalgia se manifesta de forma específica, com uma dor aguda que pode se estender da parte inferior das costas até a perna, podendo chegar aos pés, além de sensação de formigamento, queimação ou fraqueza muscular na perna afetada. Em alguns casos, a dor também pode ser acompanhada de dormência na região.

Essa inflamação ou compressão pode ser causada por alguns motivos, como:

  • Hérnia de disco: quando um disco intervertebral se desloca e pressiona o nervo ciático;
  • Estenose espinhal: quando há um estreitamento do canal vertebral que pode comprimir o nervo ciático;
  • Espondilolistese: uma condição em que uma vértebra se desloca para frente em relação à vértebra abaixo, também comprimindo o nervo;
  • Síndrome do músculo piriforme: quando o nervo ciático pode passar através do músculo piriforme localizado na região do quadril e pode comprimir o nervo se este músculo estiver tenso;
  • Hipertrofia facetária: um tipo de artrose que pode atingir nervos pelo corpo, inclusive o ciático;
  • Trauma ou lesão: qualquer lesão que afete a região lombar ou a parte posterior da coxa pode afetar o nervo ciático;
  • Doenças como a diabetes: algumas condições médicas como diabetes podem aumentar o risco de danos nos nervos, incluindo o ciático;
  • Infecções virais ou bacterianas: alguns vírus e bactérias podem atingir nervos e causar infecções e dores;
  • Estilo de vida: excesso de peso, sedentarismo e tabagismo são alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver dor no nervo ciático.

Há ainda o caso de que algumas mulheres passam a ter dor no nervo ciático durante a gravidez, uma vez que a distensão do útero pode pressionar o nervo.

Como diferenciar a dor ciática da dor lombar?

Existem alguns fatores que podem ajudar a distinguir qual é o tipo de dor que aflinge tanta gente. As principais diferenças da dor lombar para a ciatalgia são: 

A dor ciática geralmente irradia da parte inferior das costas para a nádega e ao longo da parte de trás ou lateral da perna, podendo chegar até o pé. Muitas vezes, a dor pode afetar apenas um lado do corpo e pode ser descrita como uma dor aguda. 

Já a dor lombar tem um aspecto mais maçante e constante, e se concentra principalmente na parte inferior das costas e pode se espalhar pela região lombar, mas geralmente não se estende abaixo do joelho.

Outros sintomas podem auxiliar nessa diferenciação. A dor ciática pode provocar também fraqueza muscular ao tentar movimentar a perna ou o pé. Já a dor lombar pode causar espasmos e rigidez na região lombar.

Fique atento! Mesmo entendendo melhor sua dor, é fundamental procurar um médico especializado para avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento para melhorar dessa dor tão desconfortável.