Tratamentos minimamente invasivos

Quais são os benefícios das cirurgias minimamente invasivas da coluna?

Dr. Thiago Salati realizando uma cirurgia minimamente invasiva em um paciente

2 minutos

Compartilhar

Problemas na coluna requerem tratamentos diferentes com base em sua gravidade e complexidade. No entanto, com o avanço da medicina, os procedimentos têm se tornado cada vez mais sofisticados e assertivos.

Esse é o caso das cirurgias minimamente invasivas da coluna. Também conhecidas como MISS, esse tipo de procedimento vem sendo mais aplicado nos últimos anos por apresentar exatamente o que o nome diz, menor dano e intervenção no corpo do paciente, com incisões mínimas de até um ou dois centímetros.

É possível tratar algumas doenças da coluna com as MISS, como a espondilolistese (escorregamento da vértebra), hérnia de disco, estenose espinhal, compressão da coluna, anomalias congênitas, fraturas ou tumores.

Algumas das principais cirurgias minimamente invasivas usadas atualmente por especialistas da área são endoscopias da coluna, infiltração, descompressão microcirúrgica, vertebroplastia ou cifoplastia e estabilização percutânea.

Principais vantagens das cirurgias minimamente invasivas:

  • Maior precisão do procedimento;
  • Menor trauma ao corpo;
  • Cicatrização e recuperação mais rápidas;
  • Menor risco de infecção;
  • Menor tempo de internação hospitalar;
  • Maior facilidade na retomada da rotina após o procedimento.

No entanto, todos estes benefícios não significam que são procedimentos mais simples, pelo contrário. As cirurgias minimamente invasivas podem utilizar câmeras em miniatura, pequenos tubos e instrumentos cirúrgicos específicos e tecnológicos para atingir seus objetivos.

Além disso, os procedimentos ainda precisam ser feitos em ambiente hospitalar e cirúrgico ou clínica muito bem equipada, pois ainda envolvem áreas delicadas do paciente, necessitam de monitoramento operatório durante todo o tempo e uma equipe médica completa e especializada.

Para entender se o seu caso é elegível para uma cirurgia minimamente invasiva, consulte uma equipe médica especializada.