Dor lombar

O que pode causar dor na região lombar?

Médico analisando imagens de raio-x

2 minutos

Compartilhar

A dor lombar é uma condição muito comum e presente no dia a dia da população do planeta. Esse problema, que afeta a parte inferior da coluna, pode ter diversos fatores como causa e, caso não seja tratada da forma correta, implica na diminuição da qualidade de vida do paciente. 

O que pode causar a dor lombar? 

A lombalgia pode acometer pessoas de todas as idades e possui diferentes causas. Um estudo publicado pela revista científica The Lancet Rheumatology apontou o envelhecimento populacional entre os principais desencadeadores da condição, juntamente da obesidade e tabagismo (hábito associado com o comprometimento da saúde como um todo). No entanto, existem outros motivos que levam ao aparecimento das dores na lombar: 

Hérnia de disco: é o deslocamento da substância gelatinosa que existe entre as vértebras da coluna para fora do disco fibroso na região do pescoço. Esse processo faz com que nervos próximos à hérnia e à medula espinhal sejam afetados.

Osteoporose: essa condição torna os ossos do corpo cada vez menos densos e mais porosos, tornando-os mais frágeis e propensos a fraturas. Pode atingir ambos os sexos, mas tende a ser mais comum em mulheres após a menopausa.

Artrose: é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações do corpo conforme o envelhecimento e atinge principalmente os joelhos, a coluna, os quadris e as mãos.

Estenose da coluna: a doença é causada por mudanças no tamanho ou na forma da coluna vertebral, comprimindo nervos. Seu principal fator de desenvolvimento é o envelhecimento. 

Além disso, sedentarismo, má postura, esforço repetitivo, falta de ergonomia no ambiente de trabalho, prática incorreta ou excesso de exercícios físicos, estão entre os itens que prejudicam a lombar e causam dores na região. 

Qual a diferença entre dor lombar aguda e crônica? 

Enquanto a dor aguda na lombar é caracterizada por um desconforto intenso que aparece após algum acontecimento pontual, como uma torção ou mau jeito após realizar uma atividade física carregando peso demais ou da forma incorreta, a lombalgia crônica se manifesta de forma constante e possui uma dor menos intensa. Sua duração é de no mínimo três meses, o que impacta diretamente a qualidade de vida do paciente que se queixa do problema. 

Como diagnosticar e tratar a dor lombar? 

Para receber o diagnóstico do que está causando a lombalgia, é preciso consultar um especialista em coluna e dor. Somente um profissional especializado na área poderá indicar para um paciente qual é o fator determinante para a condição, bem como qual será a melhor forma de aliviar os sintomas causados pela dor lombar.