A coluna cervical é composta pelos primeiros sete ossos da coluna vertebral e vai da base do crânio até o início da torácica, ou seja, sua extensão é o pescoço. Quando há dor nessa região, podem existir diversas causas, das mais simples às mais complexas.
Causas da dor cervical
A causa mais comum do desconforto na cervical é a tensão muscular. Ela pode ser desencadeada por atividades físicas realizadas de forma incorreta, ter o hábito da má postura no dia a dia, dormir na posição errada e até estresse. Mas existem outros fatores que podem ser responsáveis pela dor:
- Pancadas;
- Artrose cervical;
- Hérnia de disco;
- Espondilose cervical (desgaste das vértebras da coluna e dos discos intervertebrais);
- Osteofitose (bico de papagaio);
- Discopatia degenerativa.
Como aliviar a dor cervical
O primeiro passo para aliviar o desconforto na região cervical é diminuir a tensão da musculatura. Para isso, faça uma compressa de água quente no local. Caso a dor persista, alguns medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares são indicados para melhorar o quadro.
No entanto, é preciso ficar alerta caso os sintomas estejam atrapalhando sua qualidade de vida. É necessário buscar um profissional especializado em dor e coluna quando os sinais de desconforto ultrapassarem uma dor intensa na cervical e passarem a irradiar para o ombro ou além dele, ou dificultem os movimentos do pescoço e dos braços.
Outros sinais para ficar de olho:
- A dor persiste com o passar do tempo ou piora ao longo dos dias.
- O paciente apresenta febre e calafrios.
- Há relatos de sensação de areia nas articulações do pescoço.
- O causador da dor foi um acidente que possa causar danos para a coluna.
Tratamentos cirúrgicos para a dor cervical
Se a dor cervical não melhorar ou desaparecer com o uso de medicamentos e tratamentos alternativos, como cuidado com a postura e compressas quentes, é possível que seja necessário realizar uma cirurgia para resolver o problema.
Nesse caso, o médico especializado em coluna pode sugerir um tratamento minimamente invasivo para tratar a dor. Esse tipo de cirurgia é restrita ao local que está doente e é feita por meio de pequenas incisões na pele, descolando o músculo de maneira guiada por magnificação de imagens. Essa técnica preserva outras regiões próximas do local que está sendo operado e diminui o trauma cirúrgico.