A dor na cervical, é a dor que compreende a área superior da coluna, na região abaixo da nuca até a região mais alta do tórax, e é comum em boa parte da população, atingindo de 30% a 50% das pessoas, segundo a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor.
A cervical é composta pelas vértebras, músculos, ligamentos, discos e nervos e, apesar da maior parte dos casos de desconforto configurar uma dor passageira e que se resolve em poucos dias, há alguns fatores que podem contribuir com o incômodo na região.
Como a coluna precisa ser muito flexível para fazer qualquer tipo de movimento do dia a dia, todas as suas articulações devem trabalhar de forma conjunta e harmônica, para que não cause desgastes ou pressão, gerando o desconforto.
Para entender melhor a dor, em uma consulta, o especialista deve saber por quanto tempo você sente o incômodo, se é relacionado a alguma atividade específica e se passa apenas com medicamento, ou sozinha após um tempo.
Com isso, é possível entender as principais causas da dor.
Causas de dor na cervical
- Estresse ou tensão;
- Má postura no trabalho, para dormir ou em atividades domésticas;
- Lesões, acidentes ou traumas;
- Movimentos repetitivos;
- Condições já existentes ou doenças degenerativas como artrose, estenose ou hérnia de disco.
No caso de apresentar mais de um dos sintomas acima, é importante buscar um especialista para entender a gravidade e encontrar o melhor tratamento para se livrar desse desconforto.