A dor na lombar, também chamada de lombalgia, é um problema comum durante a gravidez. Isso porque, conforme o bebê se desenvolve no útero da mãe, seu peso aumenta e, por consequência, gera uma sobrecarga na musculatura e na coluna vertebral da gestante.
Causas da lombalgia em gestantes
Geralmente, esse desconforto começa a dar as caras durante o segundo semestre, quando o bebê já tem peso e tamanho considerável. No entanto, é possível que a lombalgia apareça no início da gravidez - isso porque existem diversas mudanças hormonais que relaxam ligamentos e articulações no corpo da mulher. É extremamente importante que, em caso de dor, a grávida procure ajuda médica de seu obstetra e siga seus conselhos - e, quando for necessário, busque também um profissional em coluna e dor para conseguir tratar o problema de forma assertiva e rápida.
Quanto tempo normalmente pode durar uma dor na lombar?
A dor pode permanecer por tempo variado dependendo de alguns fatores: causa da inflamação, intensidade da dor e se o quadro é considerado agudo ou crônico. Pacientes que apresentam dor na lombar que aparece de forma repentina ou após realizar um determinado tipo de exercício ou movimento são acometidos pelo quadro agudo do problema. Sua duração varia de sete dias a seis semanas.
A partir de seis semanas, a lombalgia pode ser considerada sub aguda e tende a durar por até três meses. Dores crônicas, no entanto, perduram por mais de três meses de forma intensa e persistente, podendo atingir o paciente por toda a vida dele - o que, em casos mais graves, prejudica a qualidade de vida daquela pessoa.
Sintomas preocupantes de dor nas costas durante a gravidez
Uma lombalgia pode ser considerada grave e preocupante caso esteja acompanhada dos seguintes sintomas:
- Dor intensa e constante que piora com o tempo
- Dor na lombar acompanhada de febre, sangue na urina e náuseas
- Dor que acomete somente um dos lados das costas (pode indicar problemas mais sérios, como infecção de urina)
- Dor que faz com que uma ou as duas pernas fiquem formigando, fracas ou completamente sem sensibilidade
Quais outros motivos graves podem causar uma dor na lombar?
- Perda de força muscular
- Incapacidade de controlar a bexiga e intestino
- Perda de peso repentina (não influenciada por mudanças no estilo de vida, como prática de exercício físico e dietas)
- Dor muito forte e que piora ao deitar
- Febre e calafrios
- Histórico de câncer na família
- Caso de osteoporose
- Dor com duração maior que 6 meses
Como aliviar a dor lombar durante a gravidez:
Como o período da gestação é delicado e pede cuidados especiais, é fundamental que a grávida busque ajuda profissional para tratar a dor na lombar. O primeiro médico a ser consultado é o obstetra, responsável por todos os pedidos de exames durante o período de gravidez. O especialista em dor e coluna também pode (e deve) participar desse tratamento de forma integrada para proporcionar um melhor resultado para a saúde da mulher.
Além disso, é indicado que a grávida pratique exercícios de baixo impacto que possam fortalecer a musculatura das costas dela, além de realizar sessões de fisioterapia específica para gestantes, com fortalecimento do assoalho pélvico. Esta medida além de fortalecer esta estrutura colabora para um parto mais tranquilo. Outra dica muito valiosa para o dia a dia é tomar cuidado com a postura: existe a forma correta de se sentar, deitar e levantar - especialmente quando há uma sobrecarga constante e cada vez maior para a coluna. Além disso, caso seja indicado, é possível fazer sessões de acupuntura e fazer compressas quentes para ajudar a aliviar as dores nas costas.