Dor lombar

Como saber se a dor lombar é muscular?

Mulher agachada levantando peso na academia

2 minutos

Compartilhar

A dor lombar pode ter várias causas, e determinar se é muscular pode ajudar a direcionar o tratamento correto. Ela pode ser causada por inflamações, traumas, postura inadequada ou até esforço físico em excesso.

Quais são as causas da dor muscular na lombar?

Dores musculares podem ser comuns, mas é necessário ter atenção para suas causas e possíveis fatores de risco que podem agravar o quadro.

Esforços repetitivos, movimentos bruscos ou mover objetos pesados podem causar lesões nos músculos das costas, levando a dor muscular. A sobrecarga dos músculos das costas devido a atividades intensas ou prolongadas também. Além disso, má postura, estresse ou tensão emocional, falta de condicionamento físico e alongamento regulares, obesidade e idade avançada também podem influenciar em uma dor muscular na região lombar.

Como identificar esse tipo de dor na região lombar?

Leve em consideração os aspectos abaixo:

  • Localização da dor: preste atenção à exata região em que a dor se manifesta. Normalmente, a dor muscular na lombar está localizada na região inferior das costas, concentrando-se acima das nádegas e abaixo das costelas.
  • Sensação da dor: a dor muscular costuma ser descrita como uma dor latejante, aguda e com rigidez, e vai limitar alguns movimentos, como se inclinar ou torcer o corpo e levantar objetos pesados.
  • Duração: é comum a dor muscular durar alguns dias, mas deve melhorar após repouso. Normalmente, dores mais severas e graves persistem por semanas, ou até meses.
  • Outros sintomas: espasmos musculares, sensibilidade ao toque e sensação de rigidez persistente também são comuns em casos de dor muscular nas costas.

No entanto, procure um médico especialista caso a dor lombar for acompanhada por sintomas como formigamento, dormência, fraqueza muscular, febre, perda de peso não intencional ou perda de controle da bexiga ou intestino. Esses sintomas podem indicar problemas mais graves e que necessitam de avaliação médica.

É imprescindível ficar alerta em caso de dores na lombar. Apesar de entender melhor as causas, uma equipe médica especializada é a única que pode avaliar corretamente o grau e o melhor tratamento para dores nas costas, de uma forma geral.