Lesões na coluna podem acontecer por diversos motivos e em qualquer idade. Justamente por isso, é fundamental saber o que fazer em caso de acidentes, como cuidar do problema e quais médicos procurar para ter um tratamento eficaz e rápido - afinal de contas, a dor nas costas pode prejudicar muito a qualidade de vida de uma pessoa.
Principais causas e sintomas de lesão na coluna
Contraturas, hérnia de disco e lesão na medula espinhal por traumas de grande energia são as causas mais frequentes de machucados na coluna. Cada uma é ocasionada por um motivo diferente, mas todas geram dores nas costas e precisam ser diagnosticadas por um especialista e tratadas da forma correta para que o problema não retorne.
A contratura e lesão ligamentar pode acontecer durante movimentos de torção e flexão de coluna em atividades físicas intensas sem que o corpo esteja preparado para tal, por tentar carregar um peso excessivo e também pela obesidade. Isso faz com que os ligamentos se desloquem de seus anexos e gerem inflamações no local. O tratamento pede repouso e uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, e compressas para aliviar o desconforto.
A hérnia de disco surge após o deslocamento do disco intervertebral, causando dor e dificuldade de movimentação. Geralmente, além do envelhecimento do corpo, esse problema é causado por postura inadequada no dia a dia e sobrecarga de peso na coluna. Além de repouso, o tratamento para hérnia de disco requer medicação, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Já a lesão na medula espinhal é mais grave, uma vez que afeta as células ou faixas de nervos dessa região e pode prejudicar a comunicação entre o corpo e o cérebro. Esse tipo de lesão pode ser causado por facas ou armas de fogo, acidentes de carro, choques, quedas de grandes alturas ou sobre a cabeça. O tratamento varia de acordo com o que ocasionou o problema e podem envolver medicamentos, cirurgia e repouso absoluto.
Como prevenir lesões na coluna?
É possível prevenir lesões na coluna incorporando uma rotina de cuidados no dia a dia. A primeira dica é manter uma postura correta (quando estiver em pé, sentado e até mesmo deitado). Fortalecimento muscular, alongamento e atividade física adequada também são aliados da saúde da coluna, juntamente da ergonomia certa para trabalhar. E, por último, é preciso atenção quando for levantar algum objeto muito pesado: flexione os joelhos e mantenha a coluna reta, nunca colocando o peso nas costas.
Quando procurar um médico?
A prevenção também acontece quando procuramos ajuda médica para realizar avaliações de rotina. Em casos de dor persistente, evolução de um quadro já existente ou dificuldade de executar tarefas rotineiras, busque um especialista em coluna e dor para verificar o que pode estar causando o desconforto e tratar de forma correta.