A inflamação na cervical, região que compreende o início da nuca até a parte mais alta do tórax, causa desconfortos e pode ter diversos motivos. Os sintomas variam de acordo com a causa e grau do problema, e seus tratamentos também mudam.
Sintomas da cervical inflamada
O principal sintoma de uma cervical inflamada é a dor no pescoço, que muda de intensidade dependendo do grau de inflamação. Além disso, é possível que esse problema venha acompanhado de rigidez muscular, dificultando a mobilidade e gerando desconforto ao tentar virar a cabeça de um lado para o outro. Por fim, outro sinal é a dor que irradia e se espalha para os ombros, braços e, dependendo do caso, para as mãos. Pode estar acompanhada de formigamento, dormência ou fraqueza.
O que pode causar inflamação na cervical?
Antes de tudo, é preciso reforçar que somente um especialista em coluna e dor pode diagnosticar a causa de uma inflamação na cervical. Agora, as principais causas desse tipo de problema são:
- Lesões e traumas
- Tensão muscular
- Desgaste natural
- Doenças degenerativas
- Estresse
- Hérnia de disco
- Artrite
Além dessas causas, existem fatores de risco que podem aumentar as chances do paciente ter uma inflamação na região do pescoço. Alguns que devem ser considerados são:
- Atividade física realizada de forma incorreta
- Profissões que demandam movimentos repetitivos do pescoço
- Postura inadequada
- Sedentarismo
- Predisposição genética
Quanto tempo dura uma inflamação na cervical?
O tempo de duração de uma inflamação na cervical muda de acordo com a causa dela. Caso ela tenha sido desencadeada por má postura ou tensão muscular, a dor pode melhorar dentro do período de uma a duas semanas. Mas, em quadros mais graves, motivados por um problema como hérnia de disco, esse desconforto tende a durar por mais tempo e pede tratamentos específicos.
Diagnóstico de cervical inflamada
O especialista em dor e coluna irá solicitar alguns exames para poder diagnosticar o que causou a inflamação na cervical. Entre eles estão o exame físico que avalia a amplitude de movimento do pescoço, histórico familiar de doenças, radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Tratamentos para cervical inflamada
O tratamento varia de acordo com o quadro do paciente e causa da inflamação. Além de medicação para melhorar a dor e cuidar diretamente do que está causando o problema, é indicado que seja feito repouso, fisioterapia e compressas quentes ou frias na região.